Paulo Leminski
Caros,
O título principal deste boletim é parte de uma das sacadas de Paulo Leminski
(1944-1999):
não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino
Além de expressar o modo de vida bastante acelerado do poeta curitibano, dá
indícios de seu método de composição. Ele era também rápido na fatura de seus
textos. Parecia confiar em seus "saques, piques, toques e baques" de poeta
beat-samurai-rock'n'roll.
E o resultado, em muitos casos, é simplesmente genial. Os poemas têm ora a
profundidade zen de um haikai, ora a esperteza muito malandra de um golpe de
capoeira. No primeiro caso, veja ao lado o texto que fala das folhas na sandália
ou aquele da flor de laranjeira. Observe a gravidade das sete palavras que
interrogam a lua sobre o campo de extermínio em Auschwitz.
O toque malandro aparece quando o poeta se declara o deus-criador do poema ou no
poema em que ele associa a própria alma a um elemento químico da tabela
periódica de Mendeleiev. Para terminar, o "só lamente uma vez", um poema que já
estava pronto há muito tempo — só que nem você nem eu
tivemos o pique de capturá-lo no ar.
Um abraço,
Carlos Machado
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O que pintar eu assino
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Paulo Leminski |
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a noite
me pinga uma estrela no olho
e passa
••o••
duas folhas na sandália
o outono
também quer andar
••o••
hoje à noite
até as estrelas
cheiram a flor de laranjeira
••o••
eu te fiz
agora
sou teu deus
poema
ajoelha
e
me
adora
••o••
tarde de vento
até as árvores
querem vir para dentro
••o••
lua à vista
brilhavas assim
sobre auschwitz?
••o••
só
lamente
uma
vez
••o••
minha alma breve breve
o elemento mais leve
na tabela de mendeleiev
••o••
celeumas luas
onde se lê uma
leiam-se duas
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Carlos Machado, 2003
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Poemas extraídos de:
Paulo Leminski
• "à noite"; "duas folhas na sandália";
"hoje à noite"; "eu te fiz":
Caprichos & Relaxos
Ed. Brasiliense, São Paulo, 1983
• "tarde de vento"; "lua à vista"
Distraídos Venceremos
Ed. Brasiliense, São Paulo, 1987
• "só lamente"; "minha alma; "celeumas"
La Vie en Close
Ed. Brasiliense, 5a. ed., São Paulo, 1994
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