Adília Lopes
Caros amigos,
"Adília Lopes e Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira são uma e a mesma
pessoa. São eu." Com estas palavras, a poeta cronista e tradutora lisboeta
Adília Lopes (1960-) apresenta à revista Inimigo Rumor seus nomes
literário e civil. Infanta terrível da poesia portuguesa, Adília graduou-se em
literatura e depois também estudou física, química e matemática. Estreou em
poesia em 1985, com o livro de publicação própria Um Jogo Bastante Perigoso.
Como poeta, apenas poeta, Adília era desconhecida — destino comum de quem
escreve poesia. Mas entrou na história o poder da televisão. Adília apareceu em
muitos programas e tornou-se um relativo sucesso de mídia. Não exatamente pelos
poemas. "Essa notoriedade televisiva foi bastante penosa, sobretudo porque se
inseriu numa lógica de freak show totalmente desadequada ao real talento
literário da autora", avalia o crítico português Pedro Mexia. Adília apregoa na
TV que vive sozinha com dois gatos e diz, candidamente, que não tem vida
sexual. Católica praticante, Adília se define como "tímida desenrascada" ou
"freira poetisa barroca".
Claro que, numa personagem assim — prato cheio para a mídia espalhafatosa —, o
potencial de escândalo se antepõe às análises sérias de seus escritos. Hoje
Adília, que também escreve para teatro, já tem quase duas dezenas de títulos
publicados somente na área de poesia. Poemas seus já foram traduzidos para
vários idiomas, como castelhano, italiano, francês, inglês, servo-croata, alemão
e holandês. No Brasil, a Cosac & Naify trouxe a público em 2002 um volume de
poemas da autora chamado Antologia.
Um aspecto que salta aos olhos para quem lê a poesia de Adília Lopes são a
irreverência e a ironia ferina, que não poupam nada.Os próprios títulos de
alguns livros dela já oferecem uma mostra adequada: A Pão e Água de
Colónia
(1987); A Continuação do Fim do Mundo (1995); A Bela Acordada
(1997); e Florbela Espanca espanca (1999). De cara, dá para perceber o
gosto da poeta pelo trocadilho e o jogo de palavras.
Humor e ironia (muitas vezes, auto-ironia) andam de braços dados na poesia de
Adília. Em certos casos, esses traços criam situações que beiram o absurdo, como
no poema sem título "[Minha Avó e Minha Mãe]". Em outras situações, o texto
assume um andamento ingênuo, falsamente infantil. Um exemplo disso é dado pelo
poema "[Com o Fogo Não Se Brinca]".
Mas, por baixo de toda a ironia desses poemas, há a presença da vida. É a
própria Adília quem diz: "Há sempre uma grande carga de violência, de dor, de
seriedade e de santidade naquilo que escrevo".
Um abraço, e até a próxima,
Carlos Machado
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CRÍTICA
Leia uma resenha da Antologia de Adília Lopes no site do poeta e crítico
Eucanaã Ferraz.
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COM/POSIÇÕES
Neste sábado, em Belo Horizonte, lança-se o livro Com/posições, do poeta
argentino
Juan Gelman, com tradução de
Andityas Soares de Moura.
Data: 29/9, sábado
Hora: das 10h00 às 14h00
Local: Livraria Quixote
Rua Fernandes Tourinho, 274
Savassi - Belo Horizonte, MG
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Pão e água-de-colônia
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Adília Lopes |
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O LUNA PARQUE
Eu julgava que aquilo era
um Luna Parque
saía-se como se entrava
e não acontecia nada irreversível durante
é o que é um Luna Parque
quando se é adolescente
mas não
quando dei por mim
já lá estava dentro
e não me lembrava
de ter entrado
quando disse agora quero-me
ir embora
riram-se ah minha rica
deste Luna Parque não se sai
quem cá vem não volta
não se volta atrás
então comecei a pensar
que ia passar o resto dos meus dias
no Luna Parque
acabas por aprender vais ver
a fazer das tripas coração
habituas-te vais ver
nos primeiros tempos dói
dá vontade de vomitar
depois percebe-se que
no Luna Parque que é
um sítio triste
pode não se ser triste
sai muito caro
mas poder pode-se
De Um Jogo Bastante Perigoso
(1985)
[MINHA AVÓ E MINHA MÃE]
Minha avó e minha mãe
perdi-as de vista num grande armazém
a fazer compras de Natal
hoje trabalho eu mesma para o armazém
que por sua vez tem tomado conta de mim
uma avó e uma mãe foram-me
entretanto devolvidas
mas não eram bem as minhas
ficámos porém umas com as outras
para não arranjar complicações
De A Pão e Água de Colónia
(1987)
[COM O FOGO NÃO SE BRINCA]
Com o fogo não se brinca
porque o fogo queima
com o fogo que arde sem se ver
ainda se deve brincar menos
do que com o fogo com fumo
porque o fogo que arde sem se ver
é um fogo que queima
muito
e como queima muito
custa mais
a apagar
do que o fogo com fumo
De Um Jogo Bastante
Perigoso (1985)
PRIMEIRO AMOR
gostava muito dele
mas nunca lhe disse isso
porque a minha criada tinha-me avisado
se gostar de um rapaz
nunca lhe diga que gosta dele
se diz
ele faz pouco de si para sempre
os rapazes são maus
eu não era bela
nem sabia quem tinha pintado os Pestíferos de Java
resolvi assim escrever-lhe cartas anónimas
escrevia o rascunho num caderno pautado
não sei hoje o que escrevia
mas sei que nunca escrevi
gosto muito de ti
e depois pedia a uma rapariga muito bonita
que passasse as cartas a limpo
eu acreditava que quem tinha uns cabelos
assim loiros e a pele fina
devia ter uma letra muito melhor que a minha
agora que conto isto
vejo que deixo muitas coisas de fora
por exemplo que o meu primeiro amor
não foi este mas o Paulo
o irmão da rapariga bonita
METEOROLÓGICA
para o José Bernardino
Deus não me deu
um namorado
deu-me
o martírio branco
de não o ter
Vi namorados
possíveis
foram bois
foram porcos
e eu palácios
e pérolas
Não me queres
nunca me quiseste
(porquê, meu Deus?)
A vida
é livro
e o livro
não é livre
Choro
chove
mas isto é
Verlaine
Ou:
um dia
tão bonito
e eu
não fornico
[NÃO GOSTO TANTO]
Não gosto tanto
de livros
como Mallarmé
parece que gostava
eu não sou um livro
e quando me dizem
gosto muito de seus livros
gostava de poder dizer
como o poeta Cesariny
olha
eu gostava
é que tu gostasses de mim
os livros não são feitos
de carne e osso
e quando tenho
vontade de chorar
abrir um livro
não me chega
preciso de um abraço
mas graças a Deus
o mundo não é um livro
e o acaso não existe
no entanto gosto muito
de livros
e acredito na Ressurreição
dos livros
e acredito que no Céu
haja bibliotecas
e se possa ler e escrever.
De Florbela Espanca espanca
(1999)
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