Número 150 - Ano 4

São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006 

«De quem é o olhar / Que espreita por meus olhos?» (Fernando Pessoa)
 


Rodrigo Petronio


Caros,

Ao completar uma centena e meia de edições, poesia.net traz, com satisfação, um jovem poeta paulistano. Nascido em 1975, Rodrigo Petronio é pós-graduando em letras pela USP. Leciona literatura espanhola e latino-americana no Centro Universitário Santo André e coordena o Centro de Estudos Cavalo Azul, fundado e dirigido pela poeta Dora Ferreira da Silva (poesia.net n. 76).

Participante ativo da vida literária, Rodrigo tem ensaios, poemas e contos publicados em jornais, revistas e sites, brasileiros e estrangeiros. Sua estréia em livro se deu no ano 2000 com História Natural, uma coletânea de poemas, à qual se seguiu o livro de ensaios, Transversal do Tempo, publicado em 2002. Depois, foi a vez de Assinatura do Sol, poema longo em 16 partes que saiu pela editora Gémeos R, do Porto, Portugal. Esse texto foi escrito com base em 16 fotos de Joaquim Cabral, fotógrafo português que morou na África durante algum tempo. As fotos de Cabral ilustram o poema na edição portuguesa. No ano passado, os versos afro-inspirados de "Assinatura do Sol" foram incluídos, aqui no Brasil, no volume Pedra de Luz, lançado pela editora A Girafa.

A poesia de Rodrigo Petronio corre na contramão das tendências de concisão e "objetividade" consagradas nos últimos anos na poesia brasileira. Seus versos, freqüentemente longos, caudalosos, têm a extensão de versículos bíblicos e se espraiam em duas, três linhas gráficas. O clima predominante é algo que se aproxima do surrealismo. Isso se constata em versos como "O pólen fecunda a primavera. Anjo volátil. Rosto vascular talhado em pedra", de "No Sentido da Terra"; ou "Só o homem existe. / Arranjo para libélulas de nuvem, caixas de terracota que cantam, instrumentos de arbustos", parte de "O Interior da Luz".

Mas não se deve achar que a poesia de Rodrigo Petronio é marcada apenas por metáforas oníricas. Em poemas como "Metrô", encontramos o poeta embevecido com dois frutos concretos da árvore da ciência, enquanto viaja num prosaico trem urbano. Aqui, as imagens são bem mais reais ("Percorremos galerias dentro de um ventre de lata") e o resultado, como sempre, é convincente.

Embora o verso longo dê o tom em Pedra de Luz, é justo notar que no livro o poeta se exercita em diferentes métricas, incluindo poemas de forma fixa, como sonetos, quadras e a terza rima dantesca. Textos como os breves "Metrô", já citado, e "Estações" correspondem a outras variações, essas plasmadas em metros curtos.

Mas voltemos à suíte "Assinatura do Sol", o poema escrito diante de fotos de gente e paisagens africanas. É interessante observar, no bloco VII, como Rodrigo Petronio recorre aos orixás, entidades aprendidas aqui, para figurar situações de suas terras de origem, do outro lado do Atlântico. "É Iansã quem move esse motor de água invisível que sopra com a brisa". Ou então: "O universo é o tambor de Xangô que toca na pele do espaço suas notas". O poema, todo, é muito bonito, um canto que situa o homem diante das forças do chão e o movimento imprevisível dos deuses.


Um abraço, e até a próxima.

Carlos Machado

 

Assinatura do sol

Rodrigo Petronio

 

 

NO SENTIDO DA TERRA

I

Se eu abro meu pulso para uma estrela e a chuva
     [ em coro vem arar meu dorso.
Se procedo líquido da boca da madeira e por ela
     [ canto o canto circular de um morto.
Se adentro sem pegadas o teu corpo de vidro e
     [ me comovo com a floração das teclas.
O pólen fecunda a primavera. Anjo volátil. Rosto
     [ vascular talhado em pedra.
Ânfora sem coração que acolhe em si o que Deus
     [ recusa e a eternidade congela.
Falo do farol. Falo de um dardo de folha. Que
     [ desviando do alvo encontra a meta.
O rio regressa. A ave regressa. A musculatura
     [ lisa da lua trama flores convexas.
O campo revolve a ordem divina. Analfabeta. A
     [ ignorância nos protege de sua luz que cega.
Não sou o guardião dessa terra anônima. Apenas
     [ nomeio o que a mão não toca.
Encarno o que a lava não sonha. E cumpro as
     [ estações que nosso olhar nos veda.
 

METRÔ

o crucifixo brilha entre os seios gêmeos
E a árvore da ciência oferece o sumo dos
                                          [ seus frutos.

De túnel em túnel a luz se acende e apaga.
Percorremos galerias dentro de um ventre
                                          [ de lata.
E ela me olha de soslaio
                              como quem não quer nada.



O INTERIOR DA LUZ

                                          (trecho final)

Olha tua obra.
Olha a obra que é tua por ser feita à tua revelia.
O pássaro é.
O peixe é.
O fruto é.
A árvore é.
O céu é.
O anjo é.
Deus é.
Só o homem existe.
Arranjo para libélulas de nuvem, caixas de
     [ terracota que cantam, instrumentos
     [ de arbustos.
Tange esses fios de água que te atravessam
E trilham pela esfera um caminho que os    
     [ devolve à origem de seu curso.
Ara teu sangue como faz a flor com o pólen. Trava com esses seres o teu pacto. És turbilhão
     [ de cinza calculada.
És traço do criador que fugiu aos limites do
     [ compasso.
Um feixe de mundos se desvenda ante os teus
     [ olhos freqüentes.
Ele não se fechará sob a pálpebra da pétala nem
     [ será sorvido pela terra e seus fuliginosos
     [ dentes.
Entrega-te à infinitude que te espera.
Depõe a eternidade que congela.
Imita o percurso da semente.
Neste coração aberto na matéria
Hás de te encontrar livre e face a face enfim
    [ com o segredo do ventre.
 


ESTAÇÕES

Um dia alguém vai ouvir
Esta brisa que ouço agora:

Verga os galhos do plátano
Leva das mãos esta folha.



ASSINATURA DO SOL

VII

É Iansã quem move esse motor de água invisível
   [ que sopra com a brisa.
Toca a flauta fina do bambu e a folha dos
   [ caniços.
Não a música das esferas, a matemática dos
   [ artifícios.
É Iemanjá quem põe o globo a girar e mantém a
   [ Terra em órbita.
Não a causa primeira. Primeiro motor e
   [ princípio.
É Obatalá quem refaz o sonho branco da noite e
   [ destila a misericórdia das flores.
O universo é o tambor de Xangô que toca na pele
   [ do espaço suas notas.
Não a cruz pia do sangue e a carne servida em
   [ potes. A gravitação universal e seus cortes.
É Exu quem corre veloz levando o vento e o
   [ manto da tarde de cobre nas patas aladas.
Quem erra na cortina da chuva, telegrafa um
   [ relâmpago azul no nadir, entre o céu e a
   [ terra se move.
Não o choque de duas nuvens. Mas o amor de
   [ dois deuses. Que fecunda a terra.
Propaga a chuva. Revolve as árvores. Renova o
   [ sexo. Ora pela boca das aves. E morre.
 

poesia.net
www.algumapoesia.com.br
Carlos Machado, 2006

•  Rodrigo Petrônio
    In Pedra de Luz
    A Girafa Editora, São Paulo, 2005