Número 254 - Ano 6

São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008 

«A Dor humana busca os amplos horizontes,/ E tem marés, de fel, como um sinistro mar!» (Cesário Verde) *
 


Izacyl Guimarães Ferreira


Caros,

Izacyl Guimarães Ferreira é um artista que, como poucos, aprecia  enfrentar os desafios de um projeto poético. Esta é a segunda vez que trago aqui esse escritor, que já está em sua sexta década de produção. E, coincidentemente, tanto na primeira vez (poesia.net 104) como agora, ele vem por causa de um projeto poético.

O primeiro boletim dedicado à poesia de Izacyl Guimarães Ferreira, três anos atrás, enfocava seu penúltimo livro, Memória da Guerra, de 2002, uma empreitada em que o poeta se debruçou sobre amplos aspectos dos grandes conflitos armados. Dessa memória extraiu poemas densos, emocionados e inevitavelmente marcados pela crueza do tema.

Agora, o que motiva o atual boletim é um novo livro, Discurso Urbano (2007), também resultante de um projeto temático. Desta vez, como o título sugere, o poeta decidiu exercitar sua sensibilidade visitando as aglomerações urbanas. Essa visita às cidades do mundo se faz em diferentes e amplas dimensões.

O extenso poema começa com o narrador, qual astronauta, enxergando do espaço as manchas e luzes sobre a Terra, que são indícios de cidades (bloco 1) . Depois, já no solo, inicia um percurso histórico e geográfico por urbes do Mundo Antigo, como Constantinopla, Nínive e Cartago.  E daí prossegue para se aproximar de metrópoles modernas, como Berlim e Chicago (bloco 2).

O arrojado périplo de Discurso Urbano também desce à dimensão da convivência humana e seus desencontros dentro de várias cidades. Além de muitas estrangeiras, como Nova York e Barcelona, lá estão as brasileiras Rio de Janeiro — torrão natal do poeta —, São Paulo, Brasília. E, dentro delas, as favelas — "os quase bairros / pardas cidades que não são". Não ficam de lado nem os espaços dedicados aos cultos religiosos — mesquitas, sinagogas, catedrais — nem as necrópoles, as cidades dedicadas aos mortos.

Estruturalmente, o percurso do poema se divide em 50 estações numeradas, todas compostas por 10 decassílabos.  Portanto, o Discurso se estende por meio milheiro de versos. Cada um dos blocos de dez versos é na verdade um poema com vida própria, que pode ser lido de forma isolada.

Após ler o livro, decidi que iria fazer um boletim com ele. Marquei alguns dos blocos. Depois, enquanto escrevia este texto, senti que devia incluir outros blocos não marcados. No final, havia mais de 20. Naturalmente, não posso dar como amostra a metade do livro. Tive, então, de fazer o trabalho inverso: expulsar blocos antes escolhidos e ficar apenas com os oito transcritos ao lado. Esse vaivém na seleção dos poemas dá uma boa idéia do excelente nível alcançado pela poesia de Izacyl Guimarães Ferreira em sua aventura pelas cidades do mundo.

Com o volume Discurso Urbano, o autor recebeu este ano o Prêmio ABL de Poesia, da Academia Brasileira de Letras.


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Nascido em 1930 no Rio de Janeiro, Izacyl Guimarães Ferreira estreou na poesia em 1950 e desde então vem mantendo produção regular. Em 1980, reuniu no volume Os Fatos Fictícios toda a obra anterior. Depois disso já publicou cerca de uma dezena de livros, entre os quais os citados Memória da Guerra (2002) e Discurso Urbano (2007). Ensaísta e divulgador de poesia, o autor publica com freqüência artigos em  jornais, revistas e sites especializados.



Um abraço, e até a próxima.

Carlos Machado



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MEMÓRIA DA GUERRA

Você pode ler o texto completo do volume Memória da Guerra, de Izacyl Guimarães Ferreira, em formato PDF. Para isso, clique no link acima, ou no ícone do livro. A leitura de arquivos PDF só é possível com o programa Adobe Reader (gratuito), ou outro compatível. Se você não o tem, clique no nome do produto para baixá-lo.



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MAIS IZACYL FERREIRA

Veja mais poemas de Francisco Carvalho nos boletins:

- poesia.net 104

- poesia.net 305

 

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LANÇAMENTO

• Humberto Werneck
O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle

O jornalista mineiro Humberto Werneck lança em São Paulo a biografia do compositor Jayme Ovalle, personagem riquíssimo da vida carioca na primeira metade do século XX e amigo de gente como os poetas Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Augusto Frederico Schmidt.

Data: 13/8, quarta-feira
Hora: A partir das 19h30
Local: Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
Vila Madalena
Tel. (11) 3814-5811
São Paulo – SP

 

Todas as cidades do mundo

Izacyl Guimarães Ferreira

 


DISCURSO URBANO

                              (trechos)


1

Olhado de uma nave espacial,
eis o planeta como tela abstrata
ou escultura móvel a girar:
manchas de cor na passagem solar,
na espessa noite as luminosidades
das vidas agrupadas em galáxias.
Somos as manchas e luzes, teatros
de uma aventura sem roteiro claro,
de medo e fé, de sonhos e trabalhos,
que podem ser um grito ou ser um salmo.



"Toda cidade é feita com palavas: / seus nomes, sons que são totalidades" (Izacyl Guimarães Ferreira)
Muralhas bizantinas de Constantinopla, atual Istambul, Turquia.



6

Toda cidade é feita com palavras:
seus nomes, sons que são totalidades.
Ouvi-los ou dizê-los são mensagens
colando-se à lembrança, são cristais
do reconhecimento. Saltam claras
ou sombrias na mente ao evocá-las:
Constantinopla, Nínive, Cartago.
Granada, Gênova, Berlim, Chicago.
As meras sílabas, pronunciadas,
modelam estruturas virtuais.



8

Em todos nós há um sonho de cidade.
E preciso encontrá-la e desvendá-la.
Construí-la, talvez, bem planejada.
Se Lúcio Costa a riscou para Oscar,
já cresce do projeto o seu sinal
e a cruz da ocupação enche o cerrado.
Assim Brasília e no verso Pasárgada.
O sonho que foi mito é realidade.
O sopro do poema é só metáfora.
Em que papel ou chão há mais verdade?



9

Cidadão. Morador. Enraizado
neste chão onde medram plantas ávidas.
Junto às sobras da mata original,
variáveis texturas nos quadrados
em que a vida se ordena antiga e rara.
Multidão, sou de uma espécie animal
entre contornos artificiais.
Bicho urbano, circulo pela jaula
aberta da metrópole, arável
território das plantas do provável.



29

Vi Cartagena, a bela, a ocidental
das índias caribenhas dos piratas,
pensando uma Ouro Preto à beira d'água.
Vi Havana, a marinheira, rasgada
de ferrugem e sal politizados.
E a Barcelona de Gaudí, linguagem
da cor na arquitetura em liberdade.
Em todas elas me senti local,
cativo de seu céu aberto e largo,
um céu que as faz maiores que os traçados.



"Rio de um santo e um fundador flechado. / Rio verbete meu e meu comparsa" (Izacyl Guimarães Ferreira)
Rio de Janeiro, Brasil



31

Se tantas vezes foi por mim lembrada,
para a que é minha já me falta a fala,
embora a tenha inteira no sotaque
— aquela entre oceano e Guanabara,
onde do prazo já cumpri metade.
Melhor voltarmos ao Bandeira, ao Carlos,
ao Tom, Noel, Vinicius de Moraes,
ler Cecília na Crônica Trovada,
Rio de um santo e um fundador flechados.
Rio verbete meu e meu comparsa.



32

Numa cidade tudo é transitar.
De um lado a outro, por cima e por baixo,
entre sinais, nos ares e nas águas,
entre malhas de horários. Circular,
faz-se a vida uma renda de chegar
e retornar, um tecer o bordado
de uniformes e bailes, de mortalhas,
as mãos cortando o infinito baralho
da roda da fortuna, num girar
que é o próprio jogo e o preço da passagem.



34

São seu avesso, são os quase bairros,
pardas cidades que não são: esquálidas
favelas da fala de Drummond, fala
universal de arquiteturas trágicas.
São dolorosas danças num cenário
à mostra mas oculto em suas armas.
Sob as linhas das letras musicais
há uma verdade maior, a das máscaras
noturnas e sem cor, que nunca saem
nas fantasias de seus carnavais.


 

poesia.net
www.algumapoesia.com.br
Carlos Machado, 2008

Izacyl Guimarães Ferreira
Discurso Urbano
Scortecci, São Paulo, 2007
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* Cesário Verde, "O Sentimento dum Ocidental" (1880)
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- Foto 1: Santini738
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